Histórias dos "Sliztacks Velha Guarda" (e outros bichos) do Rafting no Rio das Antas – Serra Gaúcha – RS – Brasil

30 janeiro 2007

Gostaríamos de ter estado no bote...

"Em rio de nível baixo, as pedras "flutuam"!
Nunca devemos esquecer essa máxima! A corredeira Caninana, com nível assim, torna-se perigosíssima, as "pedras flutuantes" fazem de tudo para "pegar" você! A Anthas Anfibius sempre abortou (com o nosso aval) descidas na Caninana.

Rio das Antas, sábado (27/01/2007), a corredeira estava nas condições citadas e a fatalidade aconteceu. Foi algo que nem em sonhos pensávamos. Infelizmente aconteceu! Michele Rocha, 26 anos, fez rafting pela primeira vez no Rio das Antas e por uma fatalidade misturada com azar e destino, pereceu na última corredeira do percurso - a Caninana - ironicamente no "finalzinho" do rafting.

Não aconteceu conosco ou com a Anthas Anfibius, mas foi o suficiente para refletirmos. A corredeira Caninana sempre foi a mais perigosa e por mais cuidadosos que fossemos, volta e meia o "caldo" era certo!

A propósito,
a equipe da Anthas Anfibius, merece parabéns pelo empenho e profissionalismo que tem demonstrado, esses anos todos, no Rio das Antas. Em virtude dos acontecimentos a Anthas viabilizou, full time, o seu Staff e equipamento em auxílio ao resgate. Após três dias de incansáveis buscas, a moça foi encontrada.

Solidários com a família e amigos de Michele Rocha, nós também paramos temporáriamente com tudo! As brincadeiras que fazemos, com nossos amigos no Blog, são saudáveis e ganham aqui um momento de reflexão e até uma oração.

O que você vai ler em seguida, pode parecer muita pretensão da nossa parte, mas é apenas uma grande vontade de ter feito alguma coisa.

"Michele, nós os Sliztacks - Velha Guarda e os Lagartos, gostaríamos muito de ter estado no bote com você. Tentaríamos, a todo custo, mudar a história!"

20 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Infelizmente consolida-se um fato que a comunidade raftera ocultamente temia. Já houve alguns grandes sustos no Antas, mas se analisar-mos, felizmente em nenhum deles estavam presentes diretamente os lagartos. Como é engraçado, percebo que nestes nove anos de experiência a prudência e cautela só aumentaram ao invés de diminuir. Uma pena todos praticantes não sentirem o mesmo, e não olharem o Antas com o respeito que ele merece. Mas fatos como estes, por mais trágicos que sejam, também tem seu lado positivo. Desta forma, agora se abrem as discussões que nós lagartos e Sliztacks sempre pregamos.
Passaremos momento de alguns CICLONES, DESCARGAS, LABIRINTOS, GARGANTAS DO DIABO, RALA BUNDAS E CANINÂNAS.... tudo isso numa só seqüência, sem remansos. Esperamos que no final deste percurso agitado e triste, possamos sair com a nossa grande paixão que é o Rafting fortalecida.
" Que Michele nos conduza em nossas descidas e nesta grande expedição que é a vida"

11:54 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Pois é, ACONTECEU !!! Infelizmente teremos que conviver com esse drama....algo que seria para nos dar ALEGRIA, EMOÇÃO E DIVERSÃO nos trouxe tristeza nesse final de semana.

Vou resaltar aqui as palavras de Ronaldo " percebo que nestes nove anos de experiência a prudência e cautela só aumentaram ao invés de diminuir " dito isso fica claro que ao invés de nos unirmos para trazer a essas pessoas alegria ,emoção e diversão muita gente se preocupa com coisas insignificantes como orgulho e majestade.....pois é o ser humano a cada dia que passa fica mais burro.....talvez ele aprenda, talvez não !!! O que fica claro nisso tudo é que temos que tomar providencias, para que casos como esse não ocorram mais.

Fica aqui a REVOLTA mesmo que muitas vezes sem muita expressividade....."o tempo é justo para todos" ...pena que alguém sempre se dá mal....sei lá se deveria ter escrito isso...mas estou muito revoltado com isso tudo.

Bom quero deixar aqui a resalva de que estou muito contente em pelo menos estar mesmo que não seja sempre participando dessa galera do Anthas ....vejo que vcs trabalham com muito profissionalismo ...já passei por muitas empresas....e posso dizer que vcs tem um trabalho excelente e de muito profissionalismo....tenho certeza que vcs fariam de tudo ou até mesmo o básico ( sabem do que eu digo ) para que isso não acontecesse.

"Michele descanse em paz...e que Deus a abençoe"

5:14 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Putaquiuspariuuúú!!

Realmente não precisava ter acontecido esta fatalidade, mas o destino assim o quis e nos colocou refém das nossas responsabilidades perante o rio das Antas.

Com certeza a Michele era uma das nossas, nos deixou num momento de alegria onde estava fazendo uma das coisas, que assim como nós, amava, a pratica do rafting.

Como a história não tem volta, nos resta refletirmos sobre como deve ser encarado este nossso querido Antas, acredito que sempre tivemos o maior respeito por ele, porém já presenciamos fatos de risco em alguns "praticantes" destemidos, para não dizer irresponsáveis.

Cabe aqui refletirmos a responsabilidade de todos, amadores, clientes e principalmente de nós praticantes mais frequentes deste esporte.

Quis o destino usar a Michele como ícone de reflexão e precaução a cada vez que entraramos no rio, nos resta respeitá-la.

Eu, assim como tantos outros pais, tento "imaginar" a dor desta família e de seus amigos.

Quero agradecer a todos que de alguma forma ajudaram no resgate e que deram provas de que a esperança nunca morre, muito nos orgulhando destes seus atos.

Enfim... Michele... teu nome fica no nosso coração

Um beijo...

Slisztack Paquito

5:54 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Olá pessoal...

Venho aqui deixar meus sentimentos e também minha revolta com esta fatalidade, esses de quem já fez 3 vezes essa descida e aprendeu a respeitar o rio.

Pessoas que estão com vidas em suas mãos não podem se dar ao luxo de cometer imprudências e irresponsabilidades.

Minha intenção não é crussificar ninguém, mas sim, protestar e impedir que outras pessoas tornem a dar um fim trágico como este a uma aventura tão bonita e emocionante.

Fica aqui um grande abraço aos familiares e amigos, principalmente os que dividiam o bote, de Michele.

8:40 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Assim como todos os praticantes de rafting só posso lamentar o ocorrido. Só ouvi falar de fato semelhante em Brotas-SP a uns 3 anos atrás onde uma menina também perdeu a vida em situação muito parecida com o acidente da Michele, em ambos os casos uma certa dose de imprudência fatal.

Cada descida me ensinou a gostar e respeitar mais essa força da natureza que é o Rio das Antas.

Talvez pelo fato de nunca ter ocorrido uma morte as pessoas acabem tendo uma falsa ilusão de que mesmo sem os devidos cuidados, e não estou falando só do equipamento, nada vai acontecer.

Só espero que se tirem as devidas lições para que o rafting continue a ser o esporte seguro que é e que a imprudência não tenha lugar no paraíso Rio das Antas.

Michele, descanse em paz!

Um abraço aos velha guarda e ao pessoal da Anthas!

9:21 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Vou escrever bem pouco pra não acabar falando bobagem e ser mal interpretado. Mas já falaram tudo: uma fatalidade. Meus sinceros pêsames.
Aconteceu, sim, infelizmente. É realmente difícil até de acreditar, especialmente tendo estado lá em outras ocasioões e tendo escutado comentários de gnte que vive descendo. A gente nota que a turma de fé sempre se preocupa, do início ao fim do percurso, com a segurança da gurizada.
Mas não adianta, infelizmente, foi. Natureza é natureza.
Sinceramente torço pra que não crie uma polêmica de pressão e de muita "modinha" a partir de agora, dizendo que é coisa perigosa demais e esses detalhes.
A mídia é importante pra ajudar a divulgar as informações certas nessas horas e torço pra que não se faça redemoinho forte demais no que não precisaria.
Enfim, realmente uma pena. E pra cima de quem não merecia. Torço pra que, nesse momento em que todo mundo quer mais é encontrar algum culpado pra botar o peso do mundo encima, o pessoal aproveite pra ver como é importante o respeito à natureza, ao RIO especialmente e ao pessoal que sabe do que está falando na hora da descida. E fico contente pela turma ter ajudado bastante na busca. Pena que o final foi dos piores.
Bola pra frente.

4:14 PM

 
Blogger Right Hand said...

Em meus oito anos de rafting, posso dizer num trocadilho (que nessa hora soa infame) sou profundo conhecedor do Rio das Antas. Conheco bem as corredeiras e já passei por sufocos, que me arrepiam só de lembrar.

O respeito que tenho pelo Rio das Antas é tanto, que quando enfrento as corredeiras faço uma rápida oração (é a pura verdade). Peço proteção para todos e "licença" para passar. Mesmo assim, às vezes, o rio nos dá um "tapinha" pra mostrar quem manda. Mas é da natureza humana desafiar a vida!

Eu não sei se é por causa dos anos de "experiência" em rafting ou pela idade (acredito que ambos) quem está no meu bote, sente um certo clima de segurança. Muitas garotas como a Michele, fizeram rafting comigo. Por mais Extreme Radicals que fossem, na hora "H", os seus olhares fazem uma espécie de pedido silencioso: "Me ajude se o bote virar". Aliás, esse é um dos encargos dos Velha Guarda, dar uma "mãozinha" aos que não conhecem o Rio das Antas. Infelizmente, nem sempre é possível.

Michele, não conheci você pessoalmente, mas de todo o coração, queria muito ter estado no seu bote. Mudaria o desfecho? Não sei dizer... De certa forma, ficou uma sensação de culpa por isso não ter acontecido.

Desculpe, Michele.

Right Hand, o mais Velha Guarda dos Velha Guarda.

9:32 AM

 
Blogger Lissandro said...

Após ler todos os comments desta notícia tão triste, limito-me a crer que a Michele já tinha concluído sua estada entre nós e Deus quis que Yemanjá a recebesse em seus braços. Nós, amantes da vida e do esporte, vamos continuar encarando as corredeiras com o devido respeito, algo que sempre esteve presente em nossos encontros.

6:05 PM

 
Blogger Right Hand said...

Só para corrigir um pequeno erro no final do meu comentário anterior.

Eu quis dizer:
Right Hand, o mais VELHO dos Velha Guarda.

I'm Sorry Sliztacks!

9:28 PM

 
Anonymous Anônimo said...

AO XUXA!!

Meu querido amigo, quero deixar claro que, o que penso sobre a segurança E O QUE ESCREVI, creio que todos os lagartos pensam da mesma forma. Não é uma questão de "orgulho ou majestade" como foi citado, pois ISSO É UMA BRIGA DE LONGA DATA COM AS OUTRAS EMPRESAS, JÁ HOUVERAM REUNIÕES E DISCUSSÕES, MAS A PREUCUPAÇÃO NO R$, AS VEZES É MAIOR.O TIAGO QUE O DIGA, ALGUMAS DISCUSSÕES tivemos com os demais, se lembra a tentativa de diálogo depois do caso PINTO na queda Armagedom? Talvez agora nos dêem OUVIDOS. Então meu amigo XUXA, tentativas houveram.
Realmente não entendi o direcionamento que vc quiz dar para a palavra BURRO!!!! Ah ! E é bom salientar que a palavra Antas em meu comentário significa rio, e não a empresa.
Gotaria de resposta.... e dependendo desta, tenho mais algums comentários.

3:35 PM

 
Anonymous Anônimo said...

RONALDO !!!

Meu rapaz, vamos aos fatos escritos....acredito que vc não entendeu o que eu escrevi e tb posso concordar em dizer que não me expressei de maneira acredito eu, adequada.....certo!!! Quando me referi a "orgulho e majestade"não me referi a vcs lagartos e sim a pessoas que todos nós sabemos quem são , e que pensam que sabem demais e se dão ao direito de erguer seu nariz para demonstrar esse "orgulho e majestade"....poderia muito bem dar nomes aos bois ,mas acho que estaria arranjando encrenca e isso não é de meu feitio...ok.

Quanto a palavra BURRO , quis dar de entender que nós seres humanos temos muitos coisas para nos preocupar e que a mesma vem relacionada a "essas pessoas orgulhosas e majestosas" ...pois acredito que deva pensar da mesma forma que eu ...."que ninguém é melhor do que ninguém"....caso pense ao contrário tenho que admitir que vc está sendo BURRO !!!

Como deixei em meu comentário e volto a repetir acho a Anthas Anfibius a empresa mais organizada e mais profissional em que prestei serviços até hoje.....e em momento algum mencionei em meu depoimento que vcs e outras pessoas não se preocuparam em discutir sobre assuntos sobre segurança do rafting em geral e de seus clientes....só acho que existem pessoas no nosso meio que acham que são tudo e na verdade são pessoas comuns e burras!!!

Cada um tem o direito de ter sua própria personalidade mas isso não significa que eu tenha que concordar com seus atos.....minha opinião é essa....acredito que depois desses comentários deva imaginar a quem me refiro.

E outra meu querido...relaxa paquito !!!! Huahauhauhauau

Abraço a todos!!!

8:55 PM

 
Anonymous Anônimo said...

É isso ai meu amigo! Infelizmente há pessoas assim. Mas com as fatos creio que as coisas irão mundar, ou senão realmente será uma burrice ao extremo.

Abraços

11:41 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Caaaallllmmmaaaa gente!!! Em primeiro lugar este espaço é para nos divertirmos, aliás vocês tem me proporcionado muita diversão...

Seguinte o objetivo deste tal de blog, no meu entender, é a corneta, a gozação e principalmente nos mantermos unidos, enquanto não nos encontramos pessoalmente, em função das atividades e compromissos de qualquer um.

Mas chega de papo furado, vamos ao que interessa, Ronaldo sua ANTA, melhor seu BURRO (quadrúpede eqüino de cérebro quase nulo)!! Não é que eu queira defender meu companheiro de shows XUXA (lembra do Xou da Xuxa??), mas ele não quis dizer nada do que tu entendeu (se é que tu entendeu!!), aliás eu e que não tô entendendo nada.

Eu sempre digo que o problema de uma conversa não é o que eu falo mas o que o outro entendeu, acho que foi isso que aconteceu, lógico que tem muito Merda (putz!!! escapô o primeiro palavrão, e eu tava me esforçando pra não "iscoregá" que faz muita Merda (putz!! di novo) no nosso Antas como a gente já cansou de presenciar, mas isso não é motivo para nós, os outros Merdas (putz!! agora foi até com plural) ficarmos se rebosteando em cima de bobagens, todos sabemos da idoniedade de cada um e para isso não basta conhecer muito a pessoa, Portanto vai te cagá (agora sim!! escapou) e vamos dar risadas, afinal taí a Michele de prova para todos nós que a vida é curta demais para ficarmos arrumando "póbrema ondi num tein!!" Quanto ao tal de Xuxa, eu não entendi nada do que ele comentou no final, tá eu sei que também sou Burro (que nem o Ronaldo, rsrsrs...), mas ahhhh deixa pra lá, tó tranqüilo, numa boa.

E tu Ronaldo fica bem aí no teu cantinho com a tua garganta rouca, senão vou chamar o cara da capoeira, aquele dos ensaios pro vt (sei que devo!!) para ele dar um novo chute no teu fucinho, e devolver aquele neurônio que tu tinha no compartimento craniano e foi mandado pro estômago, para ele calibrar as tuas idéiaaas.

Bom gurias, amo vocês, por favor Paz e Bem!!!

Beijos
Paquito

1:25 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Oooooo PAQUITO seu Zé Colméia depois da dieta!!!! Vai te cagá, ops, foi mal. Que tal ao invés de ficar escrevento merda tu não vem fazer uma descidinha de Duck comigo? Afinal faz tempo que a gazela não desce né!!! Chiiiii!! Agora que aconteceu aquilo deve tá borradinho.
Mas trocando de assunto, acho que é um ótimo momento para nos reunirmos, digo TODAS PARCERIAS, para fazermos uma descida, aquelas com FLOREEEEEEIOOO!!! Quem tá parado é veado!!!! SURFIIIIIII!!! e coisa e tal... Aquelas velhas descidas de muita gargalhada e integração. Ve se aparece CAVAAAAAALO!!! AAhh !! Ia esquecendo, e o desafio?

Grande Abraço!!!

3:02 PM

 
Blogger Right Hand said...

Parece que as "bonecas" se entenderam. O Blog está aí justamente para a troca de idéias.

O que o "trio de três" estava querendo dizer, é que tanto os Sliztacks quanto os Lagartos, falam em SEGURANÇA no Rafting há "mil anos".

Não é à toa que nos chamam de Velha Guarda! Não temos aquela "ejaculação precoce" de querer adrenalina inconsequente.

Nós pensamos bem antes de botar o nosso (ou dos nossos companheiros) na reta.

4:21 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Vocês são uns anfíbius submarinos DUCK's mesmo!!!

6:47 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Tó meio confuso, acho que virou um zoológico, tá cheio de burros, antas, lagartos, aptos, pavão e tem um monte de veadinhos.
Nossa... que rumo tomou a coisa!!!
Abraço
Paz e bem
Paquito

12:06 PM

 
Blogger Right Hand said...

O APA_quito tem razão!

Vamos acertar o "norte"!

Essa postagem tem como intenção "ouvir" as opiniões sobre o acidente do dia 27/01/2007. Limitem-se aos comentários sobre esse assunto.

Mais tarde criaremos uma postagem só pra "corneteação das espécies" Sliztacks, Lagartos, Antas, Veados, Patos... etecétera!

3:22 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Pessoal,

Não tenho autoridade para falar sobre o assunto, pois só desci 2 vezes o rio, mas acho que vocês estão pegando pesado demais com as outras empresas, pois o pessoal já tem um fardo muito pesado para carregar com a morte da Michele.

Podem ter certesa que quando aconteceu o acidente, o pessoal pensou diversas vezes em vocês.

Sempre desci com a Anthas, porque o Anta Mor, vulgo Right Hand, me enchia o saco, para ir.

Acho que vocês estão certos em se preocupar até demais com a segurança, mas isso mostra respeito pela natureza e prudência com seus clientes.

O fato da morte da Michele, foi um evento isolado, com certesa ninguem teve culpa, uma mera fatalidade, poderia ter acontecido com qualquer operadora, ou ainda pior, mais pessoas do bote dela poderiam ter ficado lá, mas Deus quiz que ela fosse o "exemplo" infelizmente.

Acho que era isso!!!

Abraços a todos e que o rafting não morra no Anthas, por causa de um fato isolado.


Mauricio!!

1:13 AM

 
Blogger Right Hand said...

Maurício,
Não acho que você não tenha autoridade para falar, tem sim e deve falar.

Só coloco uma ressalva no seu comentário, você ainda não conhece o Rio das Antas, pois só desceu duas vezes. O que eu já ví acontecer, em oito anos de rafting, é de "arrepiar o pelo"! O "fato isolado", como você disse, não aconteceu antes por pura ironia do destino.

Concordo, também, que podia ter acontecido com qualquer operadora, pois a natureza é imprevisível. Mas, se você conhece o rio "onde pisa", tem experiência e planeja tudo para evitar o pior, vai minimizar e muito "o fato isolado".

Agora todo mundo fala em Segurança Máxima, por que não antes?

Pois é, Maurício, desça o rio mais umas 20 vezes (nem precisa ser com a Anthas Anfibius) e depois falamos.

8:28 AM

 

Postar um comentário

Importante:
Antes de colocar o seu comentário, leia com atenção a Postagem e os outros comentários.

<< Home